Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História
Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História

por Interlegis — última modificação 05/09/2018 18h58

Histórico da Câmara

por admin publicado 12/11/2008 14h10, última modificação 18/04/2018 20h34

 

Bom Retiro foi fundado por Alferes Antonio Marques de Arzão em 12 de abril de 1791. Sua emancipação política deu-se em 04 de outubro de 1922 através da Lei Estadual nº 1408 e as atividades políticas iniciaram em 14 de janeiro de 1923 quando Bom Retiro foi elevado à categoria de Município. Ficando as autoridades assim constituídas: Superintendente: Major Generoso Domingues de Oliveira; Conselheiros Municipais: Dorval Ferreira de Macedo - Presidente, Manoel Rodrigues de Figueiredo – Vice-Presidente, Evaldo Westphal – 1º Secretário, Cezário Henrique Netto – 2º Secretário e José Pedro Rozar. Juízes de Paz: João Francisco Goedert, João Teophilo Deucher, Carlos Hildebrand e Henrique Westphal.

A Revolução de 1930 colocou em recesso os Poderes Legislativos, que em relação às Câmaras Municipais somente voltaram a funcionar após a apuração das eleições de 1º de março de 1936. Mas o Golpe de Estado, de 10 de novembro de 1937, perpetrado por Getúlio Vargas determinou a extinção dos partidos políticos existentes e o fechamento do Congresso Nacional. Foi um período ditatorial em que o Poder Legislativo foi afastado do eixo decisório da Nação, quer na esfera nacional, estaduais e municipais, encerrados em 29 de outubro de 1945 com a instalação da República Nova. Em 1947, retornaram à atividade, diante do que estabeleceu a Constituição de 1946.

Em 15 de novembro de 1947, foram realizadas as eleições municipais, e no dia 13 de dezembro, tomaram posse na Sala das Sessões da Câmara Municipal a 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Retiro, ficando assim constituída: Anibal Paes e Lima – Presidente, Leopoldo Jacindo Martins 1º Secretário, Fulvio Vieira Borges – 2º Secretário, Nelson Rosa Brasil, Arnoldo Deucher, Luiz Niehus, Antonio Francisco Ghisoni, Bernardo Henrique Warmeling, José Paglioli, Arlindo Francisco Philippi, Evaldo Jung, José Alécio de Abreu e Francisco Claudino Machado.  

A partir da redemocratização do País e principalmente com a Constituição de 1988, as Câmaras Municipais recuperaram em grande parte seu papel, fundamental de órgão representativo e com funções deliberativas. Tornou-se mais palpável também a estreita vinculação entre o processo legislativo e os interesses da população. Tudo isso faz perceber uma retomada da importância do legislativo no processo-institucional do país. Os próprios vereadores, ao tomarem para si os deveres de proporcionar medidas de interesse da população, rejeitando aquelas que se afiguram prejudiciais ao município, recuperaram para o Legislativo a qualidade que é inerente à sua própria existência: a de ser espaço de representação da coletividade, ser fator de unidade, possuir poder de fiscalização, poder de rever as leis e é acima de tudo, a expressão maior da inteligência política, da liberdade de pensamento de um povo.

A Câmara Municipal de Bom Retiro é constituída por 9 vereadores.  De 1947 até esta data são 18 legislaturas.

 

Simbolos Municipais

por admin publicado 12/11/2008 14h06, última modificação 18/04/2018 20h34

Bandeira - Criada pela Lei 329/72, compor-se-á de três faixas: Verde, Branca e Vermelha, dispostas horizontalmente, representando nossa pastagem, paz e fraternidade. Tendo no centro da Bandeira, as Armas.

Bandeira

Download


Armas -   As Armas do Município consistirão de um círculo oval, situando-se na parte interior do mesmo, duas estrelas, ao lado direito da parte superior, de cor amarela, representando os dois Distritos do Município; na parte inferior do mesmo, ao lado esquerdo, situam-se três pinheiros, representando a grande riqueza do passado, e a futura, nos grandes reflorestamentos existentes no Município. Situam-se na parte exterior do círculo oval, com ramo de milho ao lado direito e um de fumo ao lado esquerdo, representando nossa agricultura, e ligados na parte inferior com um laço com as pontas flutuantes de cor azul, que terá o dístico: 14 de Janeiro de 1923 – Bom Retiro: escrito em letras preta. Circundarão o círculo oval, uma muralha de cor dourada, representando nossa Cidade.

arma

Download


Hino  - Oficializado pela Lei 1303/95, tendo à composição "Homenagem a Bom Retiro", Letra e Música de Elza Bunn Varela.


Letra:

HOMENAGEM A BOM RETIRO

 

REFRÃO:  BOM RETIRO, ÉS NOSSO ORGULHO! BOM RETIRO ÉS NOSSO AMOR!

NÓS TE AMAMOS COM LOUCURA, NÓS QUEREMOS TEU CALOR.

TEU POVO LUTA COM BRAVURA, PRA VER CRESCER O TEU VALOR.

NÓS TE AMAMOS, BOM RETIRO, E QUEREMOS TEU VIGOR!


1.      Bom Retiro, nossa terra querida/ nasceu teu nome pela calma de teus rios./:Nasceu da paz que transmitem tuas belezas./ És nosso orgulho, és o mais belo do Brasil.:/

2.      Lutou teu povo para ver-te crescer/ e seu esforço agora vê florescer./(Em) teus lindos campos macieiras em flor/ teu nome elevam com força e valor.:/

 3.      Teu povo unido enfrentando chuva e sóis/ cultiva as terras com garra e vigor./: Mostrando a todos o imenso valor/ de tuas terras, desta raça de heróis.:/

Download : Hino Bom Retiro

 


hino_bomretirense.mp3

por admin última modificação 05/09/2018 19h01

Bandeira

por admin publicado 10/11/2008 16h09, última modificação 05/09/2018 19h01
Bandeira
Imagem no tamanho completo: 35 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

arma

por admin publicado 12/11/2008 14h08, última modificação 05/09/2018 19h01
arma
Imagem no tamanho completo: 50 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download