Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Responsável pela Secretaria da Saúde comparece à Câmara

Responsável pela Secretaria da Saúde comparece à Câmara

por adm última modificação 04/04/2019 18h38
Atendendo requerimento formulado pelo Vereador Fernando Borges Silveira, a responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Hiede Maria Carbonera, esteve na Câmara Municipal para explanar sobre o NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Conforme o Ministério da Saúde, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Atualmente, os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

A convocação da responsável pela Secretaria Municipal de Saúde foi com intuito de explanar sobre o referido programa e para explanar sobre a proposta do Executivo que pede a criação de uma vaga de farmacêutico bioquímico.